Tradicional corrida de São Sebastião abre inscrições para o próximo ano

Programação inaugura o calendário oficial de eventos esportivos no RJ 2024 com corrida para toda família.

Responsável por abrir o calendário esportivo no Rio, a Corrida de São Sebastião, que acontece no dia 20 de janeiro, está com inscrições abertas. Uma das mais tradicionais provas do Brasil, terá além das distâncias de 5km e 10km, o retorno da corrida de São Sebastiãozinho, para crianças de 2 a 12 anos. As provas acontecem no Aterro do Flamengo, próximo à Praça Cuauhtemoque.

Corrida de São Sebastião

Em meio a cidade maravilhosa, a Corrida de São Sebastião conta com a participação de milhares de corredores profissionais cariocas e de outros estados. A prova, em conexão com a paisagem exuberante do Rio, já atraiu os atletas quenianos Paskalia Kipkoech e Edwin Rotich, que inclusive já foram campeões da prova de 10 km em outra edição. Também já passaram pelo pódio nomes como Rejane Ester Bispo da Silva, Solange Mariano, Giovane dos Santos, Gilmar Silvestre Lopes e Eliezer de Jesus Santos. E no circuito de 5 Km, Cosme Anselmo de Souza, Suelen Freire da Conceição e Ana Paula Carvalho.

Indo para sua décima primeira prova de rua, aos 87 anos, o atleta amador Sebastião Tenório está nos preparativos para correr os 5km: “Enquanto eu tiver energia vou continuar fazendo o que amo, que é praticar a caminhada todos os dias. E participar dessa corrida é uma alegria sem fim, me faz sentir vivo e mais disposto.”   

As largadas das provas serão entre as ruas Cruz Lima e Tucumã, próximo à Praça Cuauhtemoque, no Aterro do Flamengo, com horários de 7h30 para distância de 10km, e às 8h para os 5km. Nos percursos, os três primeiros colocados nas categorias geral masculino e feminino, faixa etária e Portadores de Necessidades Especiais ganham troféus. As três equipes com maior número de inscritos também têm direito a troféu. Todos os inscritos que completarem a prova na modalidade escolhida, ganham medalhas. 

Corrida de São Sebastiãozinho

Em 2024, além da clássica corrida destinada aos adultos, a Spiridon promove a corrida de São Sebastiãozinho, com distâncias de 30 a 400 metros, os pequenos atletas, entre 2 e 12 anos, vão se divertir em uma manhã de esporte, animação, brincadeiras e sorteio de brindes. Acompanhado do pai ou da mãe, a largada será dada do Aterro do Flamengo, próximo à Praça Cuauhtemoque.

Dividida em seis faixas etárias com distâncias adequadas às idades, o desafio começa às 8h15 com a prova de 30m para as crianças de 2 anos, e assim por diante, com 50m para 3 e 4, 100m para 5 e 6, 200m para 7 e 8, 300m para 9 e 10, finalizando com os 400m para os atletinhas de 11 e 12 anos. Todos os pequenos corredores ganham medalhas ao final da prova. 

Matheus Carvalho, aluno do Instituto de Educação, já se apaixonou pelo esporte e faz questão de correr anualmente. “Espero o ano todo para correr nessa corrida, vou com minha mãe e encontro com vários amigos da escola, é muito legal.” 

Para João Traven, Diretor da Spiridon Eventos, organizadora da prova, a corrida de São Sebastião é um evento para toda a família: “É comum que no mês de janeiro os pais procurem atividades para os filhos por conta das férias escolares. Reunimos esse interesse com o nosso compromisso de incentivar a prática esportiva nas crianças. A Corrida de São Sebastiãozinho é uma ótima oportunidade para aproveitar o recesso escolar com muito esporte, diversão e qualidade de vida.”

A cada edição, a corrida de São Sebastião se torna mais democrática ao passo que honra o padroeiro da cidade, reunindo de amadores a atletas de elite e portadores de necessidades especiais e crianças em um percurso com acessibilidade e inclusão. Para Pessoas com Necessidades Especiais, a prova oferece 50% de desconto na inscrição. Basta entrar em contato com a organização. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *