Treinar pode ser tão divertido quanto competir

POR DANIELA BARCELOS – Quando pensamos em correr, já vem em nossa mente as provas e corridas de rua. São atrativos para os corredores de todos os níveis, porém principalmente para os iniciantes.

Mas como usar as provas a seu favor, sem que as mesmas atrapalhem os treinos ou evolução?

Pensar no treino como a parte principal, ao invés da prova, é um passo inicial. Para ir bem em uma corrida, ou até mesmo se divertir, é preciso estar preparado(a) para elas.

Escolher distâncias mais curtas inicialmente é uma ótima opção, pois iniciantes geralmente treinam de duas a três vezes na semana e fazem uma quilometragem suficiente para encarar as provas de 5 até 10 quilômetros.

Não ter pressa para subir a quilometragem das suas provas e um outro bom passo. Primeiramente firmar a rotina de treinos, acostumar com ela, e torna-la parte do dia-a-dia, assim como escovar os dentes.

A rotina de treinos precisa tornar algo natural, e não obrigatório.

Evitar treinos perdidos ou até mesmo exagerar mais em um dia para compensar dias sem treinar. Isso não funcionará, apenas deixará o corredor mais frustrado(a) ou até mesmo se machucar.

Aprender a treinar e curtir os treinos é essencial. Eles são divertidos, acredite nisso! Assim as provas serão como um presente para a dedicação, pois estará sempre pronto para elas com os treinos em dia. As provas serão os momentos de buscar o que já foi conquistado nos treinos.

Pensem nisso, aprendam e entendam seus treinos. Assim não verá necessidade de fazer tantas provas seguidas, pois os treinos trarão muitas recompensas.

Bons treinos! Sempre em maior numero do que as provas 😊.

Daniela Barcelos tem 16 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física, com pós-graduação em Fisiologia do Exercício. É treinadora de corrida em assessoria própria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.