Tsigie Gebreselama quebra o recorde do percurso na Meia Maratona EDP Lisboa

Etíope também melhorou significativamente sua melhor marca pessoal na distância.

Não foi um dia para recordes mundiais na Meia Maratona EDP de Lisboa, mas a história ainda foi feita com um novo recorde do percurso feminino, completamente destruído pela etíope Tsigie Gebreselama. A corredora da EtÍope também alcançou uma nova melhor marca pessoal, assim como o vencedor da prova masculina, o djibutiano Abdi Waiss (59:44).

Na prova feminina, Ruth Chepng’etich era a favorita antes da largada, mas foi a segunda corredora mais bem ranqueada que conquistou a vitória, assumindo a liderança antes do quilômetro 10. Com Chepng’etich ficando para trás, Gebreselama seguiu o ritmo do pacer oficial e, com uma performance consistente, cruzou a linha de chegada em 1:04:21, reduzindo em mais de um minuto tanto sua melhor marca pessoal anterior (1:05:14) quanto o recorde do percurso (1:05:30). Chepng’etich terminou em segundo lugar com 1:06:20, seguida por Abeba Aregawi, que registrou 1:06:36, estabelecendo um novo recorde nacional da Suécia — em sua estreia na meia maratona. Além disso, a quarta colocada, Fentaye Azale, também melhorou sua melhor marca pessoal.

Na prova masculina, o português Samuel Barata manteve-se no pelotão da frente desde os primeiros estágios, caindo apenas no quilômetro 13. No final, foi um momento histórico para o Djibouti, com Abdi Waiss conquistando a vitória com uma excelente marca pessoal de 59:44.

Ele foi seguido pelo queniano Shadrack Kipkemei (59:49) e pelo também jibutiano Mohamed Ismail (59:54), todos registrando novos recordes pessoais. Impressionantemente, outros seis atletas entre os 10 primeiros também melhoraram suas melhores marcas pessoais. Um deles, o quinto colocado Gashau Ayale, quebrou o recorde nacional de Israel, reduzindo em 48 segundos a melhor marca anterior de 1:00:47, estabelecida por Tadesse Getahon.

Samuel Barata e Susana Santos Coroados Campeões Nacionais

O evento também contou com a participação dos melhores atletas portugueses na disputa pelo título nacional da meia maratona. Na categoria masculina, Samuel Barata mostrou sua superioridade, conquistando o título nacional com um 9º lugar geral, terminando a prova em 1:01:10. O pódio foi completado pelo estreante Luís Oliveira (1:04:17) e por Rafael Lopes (1:04:49).

Na prova feminina, Susana Santos conquistou uma vitória convincente com o tempo de 1:12:39. Ela foi seguida pelas experientes Mónica Silva (1:14:08) e Carla Martinho (1:14:43), que, aos 41 e 48 anos, respectivamente, garantiram a prata e o bronze no Campeonato Português.

Fique de olhos nas novidades

Assine nossa newsletter

Saiba os principais lançamentos e noticia do mundo das corridas!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Go! Running Copyright © 2024.Rua Paracuê, 387 – Perdizes – São Paulo – SP | Tel (11) 3868-0300 | redacao@gorunning.com.br