Um Fisioterapeuta para Chamar de Seu

POR ANDRÉ NOGUEIRA FERRAZ – Estive pensando – que sentido que faria se eu tivesse um fisioterapeuta para chamar de meu? Afinal, que importância teria isso na minha vida de corredor? Porque, logicamente, eu só iria buscar atendimento em casos extremos como o de uma lesão.

Aí você exige: “André, então me convença de que existe realmente essa importância no meu universo chamado corrida ou no universo chamado esporte”.

Com enorme prazer escrevo aqui alguns dos argumentos que podem fazer você mudar de opinião a respeito da importância da prática da corrida com uma pessoa especializada ao seu lado.

Primeiramente, vejam só, normalmente temos um (a) médico (a) com quem contamos para fazer nossa prevenção de saúde, como por exemplo: O (a) ginecologista que as mulheres frequentam sem nem mesmo estar ou nunca ter tido algum problema de saúde relacionado a esse ramo da medicina.

Olha só que interessante e vejamos aqui o primeiro momento que usei essa palavra: PREVENÇÃO!

O segundo ponto importante é o que chama mais atenção. O Fisioterapeuta também trabalha com prevenção realizando em um primeiro momento a avaliação funcional para corredores e, em um segundo momento, montando uma planilha para que o corredor possa realizar algumas atividades em paralelo aos treinos de corrida com a finalidade de corrigir o que foi encontrado na avaliação.

Suponhamos que você já realize um trabalho similar com a musculação, por exemplo. Vimos na última matéria que existem diversas formas e esportes que podem completar a sua preparação, desde que feita de maneira ESPECIFÍCA para a corrida, porque caso o acompanhamento não seja focado no seu objetivo, talvez você esteja na verdade se expondo ao risco de se MACHUCAR, e essa palavra, vocês concordam comigo, é o TERROR de qualquer amante de esportes.

Vale lembrar que prevenção não se trata apenas do processo de recovery pós-prova ou treinos.

Falar de prevenção nesse sentido é algo muito importante, pois nossas crenças de que a fisioterapia somente reabilita quando nos machucamos pode realmente comprometer nossos objetivos, sejam eles a curto, médio ou a longo prazo.

Não me sai da cabeça um dia quando um paciente na Club Fisio se virou para mim e me falou: “Se isso era tão importante, porque ninguém me avisou antes?”

Discutir a prevenção assim é uma boa dica de como realizar a avaliação funcional com o seu fisioterapeuta e seguir as orientações podem te poupar tempo, dinheiro e, principalmente, encurtar o seu caminho até as suas conquistas.

Vamos pensar diferente!

Até semana que vem e bons treinos!

André Ferraz

Fisioterapeuta Formado Pelo Centro Universitário São Camilo

Especialista pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho

Idealizador da Rede Club Fisio de Fisioterapia.

Com Mais de 10 anos de experiência na área esportiva, tem como visão a Fisioterapia Preventiva para Proporcionar Maior Efetividade nos Treinos e Competições.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.