POR DANIELA BARCELOS – Uma ação simples durante os treinos de corrida pode te ajudar a corrermelhor, mais economicamente, e por consequência, melhorar o seu desempenho.
A cadência na corrida (número de passos por minuto) possui um papel muito importante. Quando próxima do valor de 180, auxilia em uma melhor mecânica de corrida.
Este não é um valor fixo. A cadência ideal varia.
Por exemplo, um atleta que possui a cadência média de 160 ppm (passos por minuto), pode, aos poucos, aumentar a frequência deles.
Para colocar isso em prática, basta contar em um treino contínuo, o número de passos durante 30 segundos (conte apenas uma perna) e depois multiplicar por 4. Repita esta ação algumas vezes durante o treino e tire uma média. Desta forma definiremos a cadência atual.
Assim multiplique o número que você encontrou por 1,1. Se você tinha uma frequência de 160, agora seu objetivo será 176, um aumento de 10%, considerável e seguro.
A ideia é que a sua cadência de corrida aumente, mas de forma confortável e natural.
Procure se adaptar a esta maior quantidade de passos, esta medida te trará muitos benefícios, e, segundo pesquisas científicas, está relacionada à diminuição das chances de lesões.
Daniela Barcelos tem 15 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física e com pós-gradução em Fisiologia do Exercício, Dani fundou este ano a assessoria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.