Começa amanhã a temporada da WTR Praias Selvagens em Grumari – RJ

Quarta edição do evento em Grumari terá percursos Short 8km, Mid 12km e Long 22km, entre trilhas, morros e praias da capital fluminense

Vai começar a temporada 2024 da World Trail Races! Neste sábado, 9, Grumari, na zona oeste do Rio de Janeiro, sediará pelo quarto ano consecutivo a WTR Praias Selvagens, etapa que reserva aos atletas de Trail Run uma aventura deslumbrante em meio a natureza e as praias da região. Sempre focada no legado socio esportivo, a WTR completa 10 anos em 2024 e se consolida também como uma plataforma de sustentabilidade, com ações e iniciativas que buscam preservar o meio ambiente e desenvolver a economia local das cidades por onde passa. A Liga WTR, a melhor experiência de conexão com a natureza do Brasil, tem realização e promoção da 213 Sports, vertical de esportes da V3A, da Speed Eventos Esportivos e da AEESB.

A WTR Praias Selvagens é uma das etapas favoritas dos atletas de Trail Run de todo o país, pois está localizada dentro de uma reserva ambiental cercada por morros, praias e montanhas, com trilhas ainda pouco exploradas da capital fluminense. Serão três opções de percursos para atletas amadores e profissionais: Short 8km, Mid 12km e Long 22km. No Short o percurso passará pela Praia de Grumari; no Mid além de Grumari passará pelas praias do Inferno, Funda e do Meio; já no Long os atletas percorrem sete praias que inclui também a Praia do Perigoso, das Conchas e Barra de Guaratiba.

No Kids Race as crianças conhecem desde cedo os benefícios da corrida e do contato com a natureza. A programação tem início com um aquecimento para criançada no palco com recreadores. As largadas e distâncias são divididas conforme a idade: 0 a 2 anos (50m com a presença de um responsável), 3 a 4 anos (50 a 100m permita presença de um responsável), 5 a 6 (100 a 200m), 7 a 8 anos (300 a 400m), 9 a 10 anos (500 a 600m) e 11 a 14 anos (1km a 1,5km). A área Kids oferecerá, ainda, cama elástica, brincadeiras com monitores e mascotes, pintura facial e balões de bichinhos.

Segundo Rodrigo Isaac, diretor da Speed Eventos Esportivos, essa edição chega com novidades: “No geral, a etapa contém no percurso inicial de 1,5km de asfalto e depois aproximadamente 1,5 km de areia, para então entrar em uma trilha bem técnica. Com isso será uma prova com grande variação de terrenos. E esse ano temos uma novidade, uma trilha nova ao final dos três percursos, que é bem agradável e gostosa de se correr e conseguimos incluí-la antes de os atletas chegarem à arena.”

Outra novidade que Isaac destaca é sobre o percurso Long. “A prova passa a ter 22 km, mais do que uma meia maratona. Tem uma mistura de terrenos, praias e visuais deslumbrantes e passa por todas as praias selvagens de Grumari, Barra de Guaratiba, pelo Mirante da Tartaruga, um dos pontos mais altos da prova, e depois também cai na nova trilha, que é um pouco mais longa para eles.”
 

Em todas as etapas da WTR acontece ainda o “Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava” e, neste sábado, o desafio será válido para o percurso Short 8km. Para participar os atletas devem se inscrever antecipadamente e correr com o aplicativo Strava. Serão premiados – com troféu e kits exclusivos com produtos da Mombora – o homem e a mulher que cumprirem o trecho em menor tempo, seguindo o rankeamento do desafio.
 

Paixão e dedicação ao Trail Run – Além de atletas profissionais e amadores, a comunidade da World Trail Races tem uma equipe de embaixadores. O Squad WTR é formado por um time de 14 atletas e influenciadores apaixonados pelo esporte outdoor e pela cultura da WTR. Dois dos atletas, que residem próxima à região de Grumari, contam as horas para o início da temporada e falam da paixão pelo Trail Run, pela WTR e sobre a etapa que já conhecem bem.
 

Moradora do Recreio dos Bandeirantes, Bárbara Rizzeto tem 31 anos, surfa desde os 10 anos e é apaixonada por esportes e natureza que definem grande parte do seu estilo de vida. A carioca conta que a WTR lhe deu uma nova motivação para correr, treinar e uma nova perspectiva sobre a natureza. Sua estreia na WTR foi exatamente na etapa Praias Selvagens 2023. No mesmo ano foi campeã na prova de Arraial do Cabo (RJ) na categoria Mid (dupla). “A corrida de montanha foi uma modalidade recente que me encantou pelo fato de me conectar diretamente com a natureza de uma outra forma. Agora consigo desbravar as montanhas e trilhas e conhecer lugares incríveis. A etapa de Grumari está no meu coração. É meu point favorito de surfe, fica do lado da minha casa, e agora posso ter um novo olhar desse mesmo lugar e explorar a natureza, do mar a montanha”, explica. “Eu amo a jornada de preparação, as amizades que venho construindo, a energia dos corredores e, principalmente, a estrutura das provas, que me leva para diversas trilhas e me permite chegar ao topo da montanha, literalmente. Hoje minha maior motivação para treinar e correr são as provas da WTR!”, completa.
 

Há três anos na WTR, Michel Nicolay, 35 anos, é guia de turismo há uma década no Rio de Janeiro e também encontrou na WTR uma paixão para unir seu trabalho e o amor pelo esporte. “É a melhor marca de Trail Run que conheço, pela qualidade das provas e dos percursos, pois é tudo feito com muito esmero e carinho. Já corri duas vezes em Grumari e esse ano irei novamente no percurso Mid, de 12km. O nível de competitividade aumentou muito, por isso acredito que será uma prova dura, desafiadora e também linda. Conheço bem a região, mas sempre há coisas novas para explorar”, finaliza.
 

Arena aberta ao público – A Arena WTR estará localizada no Grumari Beach Garden e será aberta ao público, que poderá desfrutar de uma área com entretenimento e ativações de diversos patrocinadores. Haverá test drive com tênis de alta performance da On, degustação de géis da Mombora, massagem gratuita e recovery com crioterapia by TOFF, roda de samba, food park, loja The North Face, WTR Store e bar WTR. O estacionamento é gratuito.
 Sustentabilidade – Ao longo de sua trajetória, seja nas trilhas ou na arena, a WTR promove ações de sustentabilidade que são um dos pilares da Liga WTR. Entre as iniciativas ambientais e socio esportivas em todas as etapas estão: Não utilização de copos plásticos descartáveis nos postos de hidratação de atletas; gestão dos resíduos para reciclagem; limpeza das trilhas antes, durante e pós-provas; arrecadação de materiais esportivos novos e usados para doações; contribuição a projetos sociais na região das etapas, contratação de mão de obra local, entre outros.



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *