POR BETO FEITOSA – Pode parecer estranho, mas é isso mesmo, você precisa aprender a correr devagar para ser rápido, e um dos maiores problemas dentro da corrida de rua é não saber respeitar o seu planejamento, ou seja, a planilha de treinos.
Dentro desse planejamento terão treinos rápidos, o famoso tiro, mas também treinos leves e confortáveis. Querer fazer todos os treinos como se fosse uma prova é um tiro no pé ou melhor no tênis, a chance de se lesionar ou mesmo entrar em overtraining é grande, o que é bem sério.
Quando se fala em provas longas, fundamental são treinos em zona 1, a famosa rodagem e os longos. Esses treinos em baixa intensidade são a base da corrida, é como uma construção que precisa ter uma base solida.
Correr na zona 1 vai trazer grandes benefícios para você, vou mencionar apenas 3:
- Melhora o desempenho nos treinos de alta intensidade e provas;
- Treina o seu corpo para utilizar a gordura com fonte de energia;
- Trabalha a sua base aeróbia.
Mas como saber qual é o meu ritmo da zona 1?
Pode ser definido através do teste de 3km, teste ergoespirométrico, que é padrão ouro na avalição física, a escala de percepção subjetiva de esforço (PSE) ou através da frequência cardíaca.
Na prática é aquele ritmo em que você pode manter uma conversa de forma contínua, respiração calma e sem grande sudorese (transpiração) ou seja o “papo run”, e saiba que todos corredores fazem esses treinos, inclusive os quenianos.
Esses treinos ocupam algo em torno de 80% dos treinos semanais dos grandes maratonistas, a diferença está no ritmo, um pace leve para um pode ser o forte para outro, portanto não fique de olho no ritmo do colega, se concentre no seu ritmo pré determinado pelo seu treinador.
Correr em baixa intensidade vai preservar suas articulações, não vai te deixar cansado para os próximos treinos e de quebra vai te dar paciência para correr longas distancias, e quando se fala em meia maratona e maratona, ter paciência e força mental pode se a diferença entre fazer o seu RP ou “quebrar” na prova.
Portanto lembre-se sempre: Leve é leve!
Bons treinos.
Prof Beto Feitosa
Beto Sports Saúde e Performance
Running Coach e maratonista