Frustração

POR WANIA RENNÓ – O que é frustração? É uma emoção, sentimento que surge quando algo que era esperado não acontece. É o “não” que recebemos quando esperávamos o “sim”. É uma sensação de vazio, de não cumprir o nosso desejo.

A psicologia diz que a frustração é um sentimento de privação de uma satisfação primordial. E é aqui que começamos a pensar nos atletas de corrida. Para os corredores correr é primordial, uma grande satisfação que faz parte da sua vida.  Pois quem corre, ama correr. Nunca ouvi um atleta dizer que corre sem gostar. Ao contrário, eles amam seu esporte. Então nesse momento tão delicado que estamos passando, todas provas foram canceladas ao redor do mundo. E o sentimento de frustração tomou conta desses atletas. Eles treinaram durante meses, colocaram várias expectativas nessas provas, expectativas pessoais, de tempo de prova, em relação ao tipo de prova, local e percurso, assim como seu próprio bem estar. Já que cada prova escolhida tem um significado particular para cada um. E muitas vezes um significado emocional. Seu desejo não pode ser cumprido. E nesse momento, além de tudo, os treinos estão prejudicados. Pois o cenário pede que todos fiquem em casa.

A frustração traz consigo sentimentos negativos, tristeza, falta de motivação, decepção.

 Mas então como lidar com esse sentimento que suga nossas energias? Tente não dar espaço para que sua autoestima e sua motivação não sejam  abaladas.  Não tenho nenhuma fórmula mágica, mas algumas considerações que podem auxiliar a sair desse estado negativo.

Primeiro, aceitar o que aconteceu. Sei que vocês devem estar pensando:  é fácil falar!

 Sei que não é fácil. Mas precisamos enfrentar as dificuldades, os “nãos” que a vida nos traz. Isso faz com que possamos crescer emocionalmente, nos faz amadurecer. Aceitar pode te fazer ressignificar esse momento. Você vai descobrir que pode treinar de uma outra forma. Vai lembrar  que outras provas virão, e que você pode continuar se preparando para quando elas acontecerem.  Seus objetivos ainda estão presentes dentro de você. Seus treinos não foram perdidos. Nossa vida é um continuum, a cada dia acrescentamos algo que aprendemos. E os atletas nesse momento vão aprender a ressignificar, tentando viver intensamente o que nós podemos viver hoje. As dificuldades nos fazem aprender, e esse momento pode te ajudar a se conhecer um pouco mais.

Segundo, a motivação para correr existe dentro de você, já que a corrida tem motivação intrínseca. Respire fundo e recupere sua motivação para continuar buscando seus objetivos mesmo que eles tenham que ser adiados.

Você é um atleta de corrida, e sei que desistir não faz parte dos seus planos.

Então, enfrente esse momento com a cabeça erguida e a certeza de que vai passar. Pois vai passar!!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *