POR DARLAN SOUZA – Como, quando, onde e qual?
Os treinos de força por meio da musculação, são indicados para todas as pessoas, de todas idades, independente do objetivo, acredite! Basta saber manipular bem as variáveis e pronto: saúde e performance em alta!
A musculação (ou pode-se dizer o treino de força) devem compor a planilha de todos que pretende ingressar em algum esporte, e na corrida não seria diferente.
Além de atenuar as perdas ósseas e musculares (naturais apartir dos 30 anos, chamadas de sarcopenia e osteopenia), e reduzir a incidência de lesões musculoesqueléticas, auxiliam na biomecânica e no equilíbrio muscular.
Sem força tendemos a correr mais lento, pois queremos ter potência na corrida, que em física se explica através da fórmula FORÇA x VELOCIDADE (P: FxV).
Um praticante de corrida com força, sobe com mais facilidade uma ladeira, mantém a coluna mais ereta, e assim garante uma atividade mais regular e mais satisfatória.
Lembrando que FORÇA não é hipertrofia (ganho de massa muscular acentuado), e sim força quer dizer ter capacidade de vencer determinada carga). O trabalho de força pode ser realizado na academia ou mesmo em praças e parques.
Algumas dicas:
– Dê uma ênfase maior no período de base
– Dê 2 a 3 dias por semana
– Dê um intervalo mínimo de 6h entre os treinos de força e corrida
– Utilize a máxima amplitude de movimento
– Valorize o treino e mantenha o foco na sessão, reduzindo o tempo de intervalo para até 2′
– Pernas, Costas, Peito e Abdominais não podem faltar nesse programa de força.
– Utilize carga que possa suportar e em média de 6 a 15 repetições (sugiro ir até a falha mecânica do movimento e evitar contar repetições).
– Segurança em primeiro lugar, então vale a pena treinar em dupla, e preferencialmente que o treino tenha a prescrição ou o acompanhamento de um profissional de educação capacitado.
Todas essas medidas são para que sua corrida, seja feita com muito mais performance e saúde a longo prazo.
Seguimos #EMTREINAMENTO, um feliz 2019!
Darlan Souza é treinador, diretor da DSX Assessoria Esportiva, Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício pela UFRGS e Mestrando na USP. Já participou de 24 maratonas.